domingo, 9 de novembro de 2008

MODELO de Grupo de Apoio À ENLUTADOS – Familiares

MODELO de Grupo de Apoio À ENLUTADOS – Familiares e Entes queridos

Aberto ao público interessado em compartilhar e trocar experiências sobre a perda de um ente querido.

Local dos encontros: Auditório B, Hospital da Lagoa
Periodicidade: Semanalmente por 3 meses com duração de 1 hora.
Início: 27 de setembro de 2006

O objetivo principal do Grupo de Apoio CoLu é a troca de vivências, a livre expressão dos sentimentos e a possibilidade de falar sobre a perda de alguém especial abertamente. Através da troca de experiências, de conversas e de técnicas adequadas, os componentes do grupo auxiliam-se e confortam-se compartilhando a dor, a saudade e o luto e, desta maneira, revelam como cada um busca enfrentar a perda e continuar a vida. Pelas trocas realizadas, o grupo se faz um poderoso agente de transformação.

Coordenação: Voluntário designado.
Supervisão: Adriana Thomaz
Definição: O Grupo de Apoio é não diretivo, aberto e flutuante, isto é, participam as pessoas que quiserem, quando quiserem, sem qualquer ônus. Possui a finalidade de compor um espaço de aprendizagem e troca diante da situação de perda.
Justificativa: “O grupo é um agente de cura e a tarefa se constitui num organizador de processos de pensamento, comunicação e ação que se dão entre os membros do grupo” (Osório, 1991). Pode-se entender a cura “como um processo de transformação onde o grupo facilita a integração do sentir, pensar e agir na resolução de conflitos comuns” (Zimmerman e Osório, 1997). No Grupo de Apoio Voluntário observa-se primeiramente a identificação entre os membros, que através disto se dispõem a dividir seus sentimentos, reorganizá-los e redefini-los a partir da troca de experiências comuns.
Regras para o Funcionamento do Grupo de Apoio
-Nos encontros todos podem falar e ter acesso à palavra, obedecendo à condução do moderador daquele (s) encontro (s). Todos devem ouvir a todos; conversas isoladas, duplas, trios, etc. são comunicações que se perdem e que bloqueiam o alargamento das interações.
-As trocas e confidências realizadas devem ser mantidas como propriedade exclusiva do grupo, podendo com o consentimento prévio dos participantes, servir de material para estudo e publicações com fins didáticos, preservando-se a identidade dos mesmos.
-No Grupo de Apoio a palavra inicial será oferecida ao participante novo, após as devidas apresentações.
-As questões de cunho mais prático, tais como notícias, avisos, etc serão dadas ao final do Grupo de Apoio.
-O Núcleo de Educação Continuada, na pessoa de um ou mais voluntários, poderá entrar em contato com pessoas que sofreram perdas, fora do Grupo, sempre que existir um pedido explicito dos envolvidos (familiares, amigos, etc) após solicitada uma supervisão para o caso.


Como preparação dos Voluntários para a condução do Grupo de Apoio tanto aos Profissionais de Saúde quanto aos Enlutados, foi utilizada a bibliografia a seguir em forma de grupos de leitura/ Clube de Revista

ESSLINGER, Ingrid. De quem é a vida, afinal? São Paulo: Casa do.Psicólogo, 2004
Pitta A. Hospital: dor e morte como ofício. São Paulo: Hucitec; 1990.
Lunardi WD Filho, Sulzbach RC, Nunes AC, Lunardi VL. Percepções e condutas dos profissionais de enfermagem frente ao processo de morte e morrer. Texto & Contexto Enfermagem 2001 setembro/dezembro; 10(3):60-81.
Papadatou D, Martinson IM, Chung PM. Caring for dying children: a comparative study of nurses’ experiences in Greece and Hong Kong. Cancer Nurs: 2001; 24(5):402-12.
Kaunonem M, Tarkka MT, Hautamäki K, Paunonen M. The staff’s experience of the death of a child and of supporting the family. Int Nurs Rev 2000; 47:46-52.
Lourençon M. Auto percepção da aluna de enfermagem ao desenvolver relação de ajuda a familiares de crianças em fase terminal.Rev Latino-am Enfermagem 1998 agosto; 6(4):57-65.
Codo W. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis (RJ): Vozes; 1999.

Um comentário:

Unknown disse...

O seu projeto e trabalho, são de uma importância maravilhosa para todas as sociedades.

Todos os seres um dia, hão de falecer. Quem tiver esse apoio, certamente irá mais preparado(a).

Parabéns
Rodrigo Lopes.