domingo, 9 de novembro de 2008

MODELO EDUCACIONAL PARA O TREINAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO

MODELO EDUCACIONAL PARA O TREINAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO

-Grupo de Estudos e Reflexão Sobre O Enfrentamento da Morte e do Luto no Contexto Hospitalar

A seqüência de aulas e vivências durante os anos de 2005 e 2006

Apresentação “oficial” do 1º projeto do GIRASoHL: FALANDO DE MORTE e formação do
Grupo de Estudos e Reflexão sobre o Enfrentamento da Morte e do Luto no Contexto Hospitalar

Cadastramento dos Participantes e apresentação individual para o grupo
Reflexão em grupo: Por que escolhemos ser Voluntários voltados para o acolhimento de pacientes, familiares e profissionais de saúde nos temas da morte, perdas e luto)?

A Morte para cada um de nós – Troca de Experiências
Oferta de material didático para estudo e leitura sobre o tema da Morte: Livros, Artigos e Sites

Vivência: Recontando a morte sob diferentes perspectivas - Recortes de jornal

Apresentação do material Audiovisual produzido pelo LEM – Laboratório de Estudos da Morte – USP

Vídeo: FALANDO DE MORTE – O IDOSO
Dinâmica: Música e Poesia: Leitura de Poesias e músicas relacionadas ao tema da Perda

Vídeo: FALANDO DE MORTE – O ADOLESCENTE

Vídeo: FALANDO DE MORTE – O PROFISSIONAL DE SAÚDE

Atitudes frente à morte e ao luto no ocidente e a importância da espiritualidade no fim da vida – visão de um Psiquiatra, Antropólogo e Monge Budista.

Apresentação do Vídeo: FALANDO DE MORTE – A CRIANÇA

Colocações pessoais: Falando de Morte

Discussão da viabilidade, planejamento e condução para o 1º. Projeto Prático: CUIDANDO DE QUEM CUIDA

Dinâmica: Músicas e poesias relacionadas ao tema da morte, perdas e luto
Vivência – Para Quem Deixarei os meus Sapatos? (Adaptação ao tema da vivência feita por Maria Margarida de Carvalho) e colocações pessoais de cada voluntário.

Estudo e Planejamento para o projeto Cuidando de Quem Cuida

Estudo dirigido: A criança escondida dentro de nós, de Maria Helena Pereira Franco

O paciente com uma doença crônica

A doença crônica: início; curso: progressivo; constante; reincidente; episódico; conseqüências; incapacitação; fases – de crise e terminal (critérios diagnósticos que indicam a fase terminal)

Proposta de dinâmica: Elaborando minha “caixinha de primeiros socorros” (Como eu posso cuidar de mim)

Aula e vivência em meio à natureza: Encontro no Parque lage. Ensaio do Coral.

Entendendo o paciente com câncer

Cuidados paliativos

Bioética: Definições e os aspectos éticos do morrer no hospital
Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia

Técnicas de enfrentamento
O Voluntário e o luto no contexto hospitalar:
Definições, Fases , Tarefas e Considerações sobre Luto (Lindemann; Bowlby; Worden)

Estudo dirigido do artigo: A assistência ao luto, de Maria Helena Pereira Franco

Perdas e luto na família

Exibição de filme: Terra de Sonhos (In América), Irlanda, 2002

Entendendo o enlutado

Luto Antecipatório: Teoria e Dinâmica de grupo

Início do Projeto Cuidando de Quem Cuida: Grupo de Acolhimento aos Profissionais de saúde do Hospital da Lagoa

Implementação da Dinâmica de Grupo: Anjos Secretos

Condutas e Reações de um médico frente ao paciente terminal - Dr. Alcio Braz

Início do Atendimento à Beira do Leito

Entendendo o Processo do Morrer da Criança

Estudo dirigido do Artigo de Maria Helena Pereira Franco –“Quando a criança morre”
-Como enfrentar com a criança a proximidade da morte
-O que dizer a criança

Desenvolvimento do conceito de morte em cada fase do desenvolvimento infantil de acordo com Piaget e kane.
Apresentação do livro: O dia que o passarinho não cantou, de Valéria Tinoco e Luciana Mazorra – Falando de morte com a criança.

O Luto Infantil na perda de um dos pais e exibição de filme: Ponette, A Procura de Um Anjo - França, 1996

Colocações pessoais e avaliação do projeto Cuidando de Quem Cuida Confraternização e troca de presentes entre os “anjos”.– Finalização da dinâmica de grupo Anjos Secretos

Estudo Dirigido: O Paciente Terminal e a Negação da Morte Atuando Na Comunicação dentro do Hospital – Valéria Tinoco (extraído de seu TCC, 1997)

Distribuição e leitura do Questionário de Avaliação do GIRASoHL
Distribuição das Propostas e novos projetos de Atuação do GIRASoHL para 2006
Distribuição dos temas das aulas para o próximo semestre (para a nova turma) e programação da Educação Continuada para os voluntários que já completaram o período de treinamento teórico-prático seguida de Supervisão – atividades obrigatórias.
Apresentação individual de cada participante do GIRASoHL que já completou o período de treinamento do 1º. Curso de Formação para o Serviço Voluntário nas Situações de Morte, Perdas e Luto no Contexto Hospitalar
Entrega de Certificados e Festa de Confraternização
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2º. Grupo de Estudos e Reflexão Sobre O Enfrentamento da Morte e do Luto no Contexto Hospitalar - Início da Preparação dos Voluntários do 2º.Curso de Formação para o Serviço Voluntário nas Situações de Morte, Perdas e Luto no Contexto Hospitalar com o Projeto Falando de Morte e seguindo a programação básica da 1ª. Turma (2ª.Turma)

E ainda:

Vivência: A “Pior” Morte da Minha Vida – elaboração com desenho e dobradura (1ª e 2ª.Turmas)

Vivência: Encontrando com a morte – Recortes de jornal – notícias – Recontando a Morte sob a Minha Visão e a Visão de quem morreu. (1ª e 2ª.Turmas)

Autoconhecimento e Trabalho com Massinha: Como eu estou me sentindo agora? Como tenho me sentido durante as reuniões do GIRASoHL? (2ª.Turma)

PROJETO de Educação Continuada para a 1a. turma: O Voluntário no Contexto do trabalho junto aos pacientes Fora De Possibilidade De Cura Atual (1ª. Turma)
Refletindo: Quais foram os meus ganhos com o trabalho realizado até aqui e o que eu espero daqui pra frente? (1ª. Turma)

Dinâmica de grupo: leitura crítica em 2 grupos sobre o artigo de Anna Mautner: “Dê tempo à sua tristeza, ela precisa de respeito e aconchego” e colocações entre os grupos. (1ª e 2ª.Turmas)
Estudo de 2 Casos – Dinâmica de Grupo (1ª e 2ª.Turmas)

Avaliação de nossos ganhos e perdas de acordo com nossa vida fora do Hospital- elaborando o meu diário de perdas e ganhos (1ª. Turma)

Apresentação do material didático e dos resultados do Projeto Além dos Muros (1ª e 2ª.Turmas)

Luto Parental (1ª e 2ª.Turmas)

Apresentação oficial dos Resultados do Projeto Além dos Muros (Aberto ao Público)

Dignidade e Decisões no Fim da Vida (1ª e 2ª.Turmas)

Reflexão baseada na proposta existencialista de Victor Frankl para construção de Significado a partir do projeto de pesquisa de Shannon Poppito e William Breitbart no MSKCC em NY (1ª e 2ª.Turmas).

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