domingo, 9 de novembro de 2008

Principais Dificuldades Enfrentadas e Perspectivas Futuras

Principais Dificuldades Enfrentadas:

Principal: O modo de encaminhamento dos pacientes e familiares para as atividades propostas pelo grupo, assim como para visitação a beira do leito. Não houve aderência suficiente por parte dos médicos e residentes.

E ainda:
-Divulgação e Validação do trabalho realizado pelo GIRASoHL junto ao Corpo Clínico/ Profissionais de Saúde.

-Não possibilidade de comunicação e troca de informações com os médicos sobre o quadro clínico e prognóstico dos pacientes “terminais” ou com Câncer internados.

- Pouca disponibilidade de horários dentro do turno de trabalho para que o profissional de saúde participe dos grupos de apoio educativos e de acolhimento.

-Falta de um espaço próprio (sede).

-Não encaminhamento a partir dos médicos clínicos e oncologistas do paciente terminal e sua família para ser acompanhado pelo GIRASoHL.

-Falta de Recursos Financeiros para a realização de atividades de ensino/ treinamento/ pesquisa e para ajuda aos familiares e pacientes de baixa renda que têm alta porém não conseguem se manter em casa em condições dignas.

-Falta de um funcionário habilitado e preparado para o cuidado com o corpo do paciente pós óbito, na “retirada” da “geladeira” e no “desembalar” do “pacote[1]”, realizado naquela época pelas próprias famílias enlutadas e em situações precárias, principalmente quando o óbito se dava durante o fim de semana.
-Dificuldade em proporcionar encontros de educação e instrução/ discussão sobre temas como Distanásia e Ortotanásia com os médicos e residentes.


#Perspectivas Futuras e Projetos do GIRASoHL

O estabelecimento jurídico da ONG GIRASoHL.
A atualização e desenvolvimento contínuo do Site www.girasohl.com.br
A implantação do Projeto GIRASoHL, Arte e Cultura com aulas de arte e pintura para os pacientes, familiares e cuidadores.
A condução e treinamento de novas turmas com a participação dos voluntários já treinados no corpo docente.
A implantação da sede e biblioteca.
A criação do selo GIRASoHL.
Produção Literária: A elaboração de material didático próprio - Manuais e Livros didáticos.
A implementação do Jornalzinho de circulação interna e material impresso de divulgação interna e externa.
A ampliação do sistema de treinamento didático e implantação de novos núcleos em outros hospitais, dentro e fora do Brasil.
A capacitação dos voluntários para novos projetos como o Home-Hospice e
do Hospice GIRASoHL, dentro do Projeto de Educação Continuada & Além dos Muros.
A Implantação de um Serviço de Ajuda Financeira e Cestas Básicas para os pacientes nos intervalos de suas internações ou quando recebem alta – Ajudando morrer em casa, com dignidade – Possível parceria com outras ONGs e Instituições Filantrópicas governamentais ou não.
A captação de recursos financeiros e o desenvolvimento de Parcerias e Atividades do 3º. Setor, que viabilizem os projetos acima mencionados.
A apresentação de um Projeto para a Implementação de uma Unidade de Cuidados Paliativos no HL.

[1] Termo utilizado rotineiramente para o corpo morto embalado em lençóis, entre os funcionários de vários hospitais no Brasil.

Nenhum comentário: