domingo, 9 de novembro de 2008

MODELO de Prospecto para distribuição interna – APENAS TEXTO

Grupo Interdisciplinar de Reflexão e Atuação Solidária Humanitária e Livre

O Girasohl foi criado por um grupo de voluntários cuja meta é apoiar os pacientes, cuidadores e funcionários que passam por situações difíceis num Hospital.

No Girasohl todos são voluntários de diferentes formações que nem sempre são profissionais de saúde mas que passaram por um longo treinamento específico para proporcionar apoio emocional a você, no nosso Projeto de Educação Continuada.
O que o voluntário do Girasohl pode fazer por você
O voluntário do Girasohl está aqui para apoiar e ouvir você. Ele quer te oferecer um ombro amigo - é alguém com quem você pode se abrir, com quem você pode contar.Estar num Hospital pode ser uma situação nova, cheia de momentos difíceis e talvez nunca tenha acontecido com você e sua família antes - ou talvez você nunca tenha passado um tempo tão longo em um lugar assim, entre idas e vindas. Isso pode trazer dúvidas e preocupações. Novas situações e questões podem estar surgindo a todo o momento e lhe preocupando. O voluntário está aqui, sem respostas concretas sobre seu estado de saúde, mas totalmente disponível para conversar com você e para apoiá-lo exatamente agora, neste momento de incertezas e dúvidas - ele foi treinado para isso.
Como se dá a Visitação
Se você ainda não conhece o GIRASoHL, entre em contato com um voluntário que por ventura esteja visitando algum outro paciente perto de você, com seu médico ou fale com a enfermagem ou ainda, o Serviço de Assistência Social, que seu pedido chegará até nós.
As visitas serão feitas de acordo com o que for combinado entre você e os voluntários que se revezarão no seu cuidado. Se quiser, peça seus telefones para que você possa contatá-los quando sentir vontade, ou quando quiser pedir que eles o visitem em outro horário, o que será feito com prazer se eles estiverem disponíveis – muitos têm outros compromissos de trabalho e família além do serviço voluntário, mas entrarão em contato com outros voluntários disponíveis naquele momento.
Textos e Livros
Se você desejar, temos alguns textos e livros que podem também servir de apoio a você neste momento. Eles foram escritos por pessoas com muita experiência, que passaram grande parte da sua vida dedicadas a diminuir a dor daqueles que sofrem ou que estão num hospital. Pergunte ao voluntário que tipo de leitura ele sugere para você ou se você não estiver em condição de ler, ele poderá te ajudar nisso também.
Se alguém da sua família e/ou seu cuidador sente que também precisa de apoio, o Girasohl também pode ser útil para ele.
ALGUNS PROJETOS DO GIRASoHL
Visitação à Beira do LeitoComo já descrito, acontece com freqüência variável de acordo com a necessidade dos pacientes e a disponibilidade dos voluntários. Obedece a regras de Supervisão semanal dos voluntários por seu Orientador sendo obrigatório o contínuo aperfeiçoamento em atividades de Educação Continuada – Aulas e cuidados consigo próprios.
Grupo de Acolhimento CoLu É um grupo de apoio aberto a pessoas que passaram por perdas importantes e se encontram para compartilhar, trocar experiências, dando e recebendo "colo". O encontro acontece toda semana e dura 1 hora. Aberto para participantes de fora do Hospital e para as famílias que perderam seu ente querido no Hospital, oportunizando uma continuidade do trabalho realizado à beira do leito.
Cuidando de Quem CuidaTemos projetos de encontros, muitas vezes semanais, que chamamos de "Cuidando de quem cuida", orientados para apoiar a(s) pessoa(s) que cuida(m) de você aqui no Hospital: enfermeiras, médicos, auxiliares, dentre outros funcionários.
MeditaçãoA meditação é aberta para todas as religiões apesar de conduzida por um monge budista. Se você estiver em condições de sair do seu leito, venha meditar conosco. Você pode descer. Peça orientação ao seu médico e seja bem-vindo! * Terça-feira às 12 horas (meio-dia). Auditório B * Sexta-feira às 12 horas (meio-dia). Auditório A.

Nenhum comentário: